FAIXA-INTRO2-CASTELO.jpg

Muito prazer,

sou Katja Bastos

RAINHA CIGANA

SACERDOTISA DA ENCANTARIA CIGANA – YALORIXÁ

Sacerdotisa e fundadora da Escola Brasileira do Baralho Lenormand e a do Tarot Cigano da Trybo Cósmica - Escola Iniciática, criada há 43 anos para compartilhar saberes, promover o diálogo inter-religioso, interétnico e cultura da paz.

A Ìyálórìṣà de Iemanjá Katja Bastos, foi iniciada no Candomblé há 40 anos.

Em 1970, durante a Copa do Mundo, com 14 anos de idade, conheceu sua “alma gêmeas”, o saudoso Bàbálórìṣà César Bastos. Sete anos após, o casal, fundou o Portal de Evolução Espiritual Trybo Cósmica com o objetivo de unir pessoas com afinidades com a Encantaria Cigana do Povo do Oriente e Religiões da Natureza, como o Candomblé, Umbanda, Xamanismo e Catimbó.

Em 1984, César e Katja participaram da Primeira Feira Esotérica do Brasil, promovida pelo Mestre Kaanda Ananda. O sucesso foi tanto que no ano seguinte, realizaram um circuito palestras gratuitas, na Lona Cultural da Ilha do Governador, em Escolas Municipais, Estações de Metrô e no Forte Copacabana, no Rio de Janeiro.

O restante dos anos 80 foram de produções das Feiras Esotéricas da Trybo Cósmica, nas principais capitais e cidades importantes do Brasil.

KATJA-BATISMO.jpg
César e Katja Bastos.jpg
César Bastos e Katja Bastos

O ano de 1990 foi de expansão da Trybo, muitas ações e eventos que perduram até hoje:

- A criação e lançamento do primeiro Baralho Cigano com a representação simbólica dos Orixás, Forças Vivas e Vibratórias da Natureza – O Tarot Cigano da Trybo Cósmica. Lâminas pintadas pelo artista plástico espanhol Júlio Spinoso, orientado espiritualmente pela Mestra Rainha Cigana do Povo do Oriente, através da canalização mediúnica da Sacerdotisa Katja Bastos.

- A Fundação da Escola Iniciática do Tarot Cigano com a consagração litúrgica das Cerimônias Ritualísticas da Encantaria Cigana do Povo do Oriente.

- A Corrente do Povo do Oriente para realinhamento dos Chacras através dos apelos dos Mestres Ascensionados, foi realizada gratuitamente durante 07 anos, na Boate Zoom, em Copacabana, no Rio de Janeiro;

- Katja Bastos iniciou o Ritual da Fogueira Mística da Lua Cheia, cerimônia de danças circulares sagradas, para recomposição e transmutação energética, orientada pela Mestra Rainha Cigana do Povo do Oriente;

- O Ritual da Mesa da Praia, realizado, sempre, no últimos sábado do ano, para confraternização e propagação dos pontos de segurança, dos participantes. Todos levam frutas, incensos, velas, fitas, moedas e Tarot Cigano, na Praia do Diabo, no Arpoador, Ipanema, no Rio de Janeiro;

- Cerimônia Ritualística de iniciação magística na tradição religiosa da Encantaria Cigana do Povo do Oriente, preparação e imantação dos Potes Ciganos individuais;

- Criação e lançamento do Jornal Espiritualista da Trybo Cosmica – O Oriente com distribuição em todo Brasil gratuitamente;

- Participação como consultora em programas de Televisão renomados tais como: Fantástico, Sem Censura, Rio Urgente, Globo Repórter e outros. Em Rádios, Tupi, Metropolitana, Tamoio, Mundial, Nacional, Viva Rio e muitos outras.

12798983_1060121630719711_16963490222013
KATJA-REUNIAO1.jpg

Em 1992 lançamento do Livro do Tarot Cigano – A Magia dos Orixás com os fundamentos litúrgicos e ritualísticos da Encantaria Cigana do Povo do Oriente;

- Participação relevante da Trybo Cósmica nas atividades religiosas e culturais da ECO92. O evento reuniu lideranças religiosas mundiais comprometidas com a promoção do diálogo inter-religioso, interétnico e a diversidade religiosa;

- A Trybo fez parte na Fundação do Movimento Inter-Religioso – MIR. Uma Egrégora com 28 tradições religiosas em vigília pela Paz Mundial na ECO92.

Os compromissos se multiplicaram e em 1993 com dois lançamentos especiais: o Curso Básico de Magia por correspondência, em 12 monografias com os Mistérios e os Fundamentos da Magia Iniciática; e o Manual para a Evolução Espiritual com apelos dos Mestres Ascensionados da Grande Fraternidade de Magia Branca Universal.

 

O primeiro Festival das Religiões da Natureza, foi realizado em 94, no Estádio do Maracanãzinho. Reuniu cerca de 15mil pessoas, durante 12h. Representantes do Candomblé, Umbanda, Catimbó e a Encantaria Cigana do Povo do Oriente, se apresentaram com danças e cantigas inéditas que resultou na produção e lançamento do LP pela Trybo Cósmica, esgotado na primeira edição.

 

Em 1996 a Trybo lançou o Livro Louvação dos Ciganos do Povo do Oriente aos Orixás das Religiões da Natureza, com cantigas da Encantaria Cigana e receitas da culinária típica para as forças vivas e vibratórias da natureza, através de alquimia. No mesmo ano acontece a Cerimonia de Consagração da Sacerdotisa Katja Bastos da como Rainha da Encantaria Cigana, no Brasil. Eleição e indicação realizada entre as principais lideranças das Religiões da Natureza.

KATJA-BATISMO2.jpg

Os DVDs – O Tarot Cigano – A magia dos Orixás com os fundamentos da Encantaria Cigana didaticamente, e  Tradições Ciganas, que apresenta, pela primeira vez, os rituais de passagens da etnia, narrado em romani, pela cigana Kalderash Lucia e traduzido para o português por Katja Bastos. Toda a produção e filmagem feitas no Castelo da Cigana, no Rio de Janeiro, no ano de 97,

 

A criação do Tarofone, aconteceu em 1998. Primeiro serviço de atendimento via telefone. Consultas de Tarot com atendimento personalizados, 24h, de segunda à domingo, pela equipe de intérpretes dos símbolos sagrados da Escola Iniciática da Trybo Cósmica.

 

Em 1999 a Katja e Cesar lançaram os produtos espiritualistas exclusivos da Trybo Cósmica. Sortilégios ciganos, banhos energéticos de ervas sagradas, essências orientais e os perfumes da Rainha Cigana.

 

2000 chega com prosperidade para o Brasil e o casal Cesar e Katja Bastos comprometidos com o diálogo para paz, criam o CRDR – Centro de Referência Contra a Discriminação Religiosa. Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, ONG, para promover o diálogo inter-religioso em defesa da diversidade religiosa, através da produção de material didático, pedagógico para distribuição em escolas públicas e particulares. E um trabalho presencial junto aos Governos para a conscientização da necessidade de diálogo direto com as lideranças religiosas.

- Lançamento do primeiro Calendário dos Direitos Humanos e Diversidade Religiosa, com as datas das 28 principais Tradições Religiosas com representação no Movimento Inter-Religioso-MIR.

 

No ano seguinte, 2001, lançamento a Cartilha de Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos-SDH, distribuídas em todo território nacional. Em promoção da cultura da paz e a educação em valores humanos para vida – EVH.

 

Em 2002 entra na Rede o site www.trybocosmica.com.br – com informações, esclarecimentos sobre toda a trajetória e feitos da Trybo Cósmica, Castelo da Cigana, Encantaria Cigana do Povo do Oriente, Produtos exclusivos, Mestres, Tarot Cigano e todos os ensinamentos diários da Trybo Cósmica.

 

Katja Bastos, por todos seus feitos, é eleita, em 2004, Delegada Nacional da Diversidade Religiosa e Étnica, por unanimidade em assembleia geral, na primeira Conferência Nacional de Diretos Humanos, em Brasília-DF. Contribui com propostas para o Plano Nacional de Direitos Humanos na promoção do diálogo inter-religioso e interétnico no Brasil.

WhatsApp Image 2020-02-09 at 03.42.43 (1
WhatsApp Image 2020-02-09 at 03.42.43 (5

Durante 04 anos Katja Bastos dedicou-se ao trabalho de consultoria educacional na promoção do diálogo para paz e aos eventos da Trybo Cósmica no Brasil.

 

Em 2008 o Espaço Cultural e Holístico da Trybo Cósmica – Castelo da Cigana, situado em Guaratiba-RJ, abre suas portas para visitação e participação de todo o povo comprometido com o diálogo pela paz. Iniciam-se as realizações semanais de eventos espiritualistas e das religiões da natureza, tais como: cursos, palestras, exposições, acervo histórico do CDRC e biblioteca de Direitos Humanos e Educação em Valores Humanos – EVH. No local já passaram grandes nomes que promovem o diálogo inter-religioso, interétnico e de diretos humanos em todo o mundo, bem como, turistas de outras estados brasileiros e do exterior. Todos para pesquisar e adquirir conhecimento sobre as religiões da natureza. O Espaço também é utilizado para filmagens e retiros.

 

2012 foi inaugurada a primeira franquia do Templo da Trybo Cósmica em Sorocaba-SP. Em funcionamento.

 

O espaço Cultural e Holístico da Trybo Cósmica, inaugurou, em 2016, o Salão Ritualístico – Barracão da Tradição Religiosa do Candomblé, no Castelo da Cigana, onde acontece as Cerimônias de iniciação de Sacerdotisas de Orixás.

 

2017 marca a partida, o desencarne de Bàbálórìṣà César Bastos.

 

Em 2018, Katja Bastos, dar continuidade aos projetos do Casal e  lança o Livro O Tarot Cigano da Trybo Cósmica, com atualizações dos fundamentos ritualísticos, alquimias sagradas do Tarot Cigano, em linguagem didática e pedagógica. E é convidada a participar da primeira turma de Matriz Africana da Ordem de Capelães do Brasil, na capacitação como Capelã Civil da OCB

 

2019 – A Escola Iniciática lança uma edição de luxo do Tarot Cigano da Trybo Cósmica, com tiragem exclusiva. O sucesso foi tanto que foi preciso produzir permanentemente o Tarot de Luxo.

Nesse mesmo ano aconteceu o lançamento da turma de Capelania Civil Inter-Religiosa, na Trybo Cósmica/Castelo da Cigana. Foram capacitados líderes de diferentes religiões.

- Katja Bastos toma posse como Presidente Nacional do Conselho Inter-Religioso da Ordem dos Capelães do Brasil-OCB.

 

2020 – Ano ímpar para aprendizado. Na Trybo Cósmica foi implantada a estruturação filosófica institucional da Escola Superior de Magia Iniciática-ESMI.

Elaboração de material didático e on-line, para compartilhar as melhores práticas e ampliação da Rede do Bem para evolução espiritual dos seres humanos. Consultoria e atendimentos com Tarot Cigano da Trybo Cósmica, on-line.

A Trybo Cósmica e Castelo da Cigana é um espaço cultural e holístico, com biblioteca, cozinha, banheiros, alojamento, quartos e salões internos (Meditação, Palestra, Umbanda, Candomblé e Povo do Oriente e Mestres) e externos (Fogueira e eventos), Jardim com plantas especiais, Iroko (de 40 anos), Vaga para carros, espaço para Terapia Holística e para desenvolvimentos espirituais.

Os eventos fixos acontecem duas vezes no mês (agenda no site www.trybocosmica.com.br). O Espaço está aberto á visitações e parcerias. É preciso agendar para visitar ciganakatja@gmail.com  - Estrada da Pedra, 4.700 Guaratiba – RJ